Olá,
Bem Vindo/a ao Blog do CONSEC
Aqui você verá sempre as últimas notícias do Conselho, os resumos das reuniões, informações sobre os temas que vêm sendo discutidos e muito mais.
Visite-nos sempre e fique por dentro do que vem sendo discutido sobre a Cultura Amapaense.

Ah.. e comentem, suas sugestões, elogios e críticas nos interessam e são importantes pra nós.
Atenciosamente,
Conselho Estadual de Cultura do Amapá



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Um Conselho incansável e cheio de objetivos

“Não existem limites para alcançarmos nossos objetivos e atravessarmos as fronteiras do Platô das Guianas e o Rio Amazonas” (João Porfírio – Presidente do Consec)

Por: Roberto Guedes


Já são sete meses de estrada, quinze cidades visitadas e um acervo de informações jamais relatado por alguém ou por alguma instituição no âmbito cultural do estado do Amapá. Podemos dizer que o Conselho Estadual de Cultura possui um diagnóstico quase pronto da cultura amapaense, haja vista, que resta apenas a cidade de Oiapoque para fechar o ciclo das audiências públicas, podemos dizer que existe uma luz acesa no fim do túnel e que será colocada para fora com a criação do Sistema Estadual de Cultura, iluminando assim o anseio de todos artistas, produtores e consumidores das artes e da cultura.
São palpáveis os relatos registrados por fazedores de cultura nos quatro cantos de estado. Temos uma riqueza cultural imensurável, correndo um sério risco de ser esquecida no espaço e no tempo. Durante longos anos muito se falou e quase nada se fez no resgate, na preservação e valorização da cultura tucuju. Quem nunca ouviu falar do Forte co Cumaú localizado em Santana, da República do Cunanim em Calçoene, do museu a céu aberto da base aérea do município de Amapá, da Caverna do Morcego em Serra do Navio, da lenda do Tarumã em Ferreira Gomes, dos quilombos do Maruanum e do Curiau, das festas religiosas de São Sebastião do Carmo do Macacoari em Itaubal, do Divino Espírito Santo no Igarapé do Lago e de São Tiago em Mazagão Velho, do Batuque e do Marabaixo e tantas outras festas tradicionais em nosso estado, contos, lendas, mitos e histórias.
Podemos dizer que nossa cultura está tomando o rumo certo. Pra quem andou durante décadas na contramão da história e fora dos trilhos, chegou à hora alinhar o “trem cultural”, pôr lenha no motor e acelerar, para recuperar o tempo perdido. Essa década, como também a atual gestão do Conselho Estadual de Cultura, formada por 12 conselheiros titulares e 4 suplentes, vai ficar na história guardada como a década dourada da cultura amapaense. Assim, afirmamos que este Conselho de Cultura é incansável e insaciável, cheio de objetivos e de uma qualidade inigualável, que tem em cada um de seus membros, técnicos e colaboradores suas dedicações sem medida para alcançar o sucesso que irá abranger a todos os fazedores e produtores de cultura no Amapá.

Um comentário:

  1. Na verdade,nos que fazemos cultura não acreditamos na atuação desse conselho de cultura do amapá.as coisas acontecem muito as escondidas.e as ações não chegam no interior do estado.

    ResponderExcluir