Olá,
Bem Vindo/a ao Blog do CONSEC
Aqui você verá sempre as últimas notícias do Conselho, os resumos das reuniões, informações sobre os temas que vêm sendo discutidos e muito mais.
Visite-nos sempre e fique por dentro do que vem sendo discutido sobre a Cultura Amapaense.

Ah.. e comentem, suas sugestões, elogios e críticas nos interessam e são importantes pra nós.
Atenciosamente,
Conselho Estadual de Cultura do Amapá



quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Calçoene Fez festa ao receber o Conselho Estadual de Cultura

Resta apenas um município para fechar o circuito das audiências públicas

Por: Roberto Guedes




Depois de realizar a audiência Pública no Município de Amapá, o Conselho Estadual de Cultura partiu para o Município de Calçoene para mais uma Audiência. Os conselheiros foram recepcionados pela prefeita Maria Lucimar da Silva, que fez as honras da casa, recebendo os mesmos em seu gabinete, onde apresentou os projetos já realizados na área artístico-cultural no município e aqueles que ainda têm a fazer. O presidente do Conselho Estadual de Cultura, João Porfírio, fez um breve relato da importância que tem a criação do Sistema Municipal de Cultura e de seu funcionamento que conta com a criação de uma Secretaria exclusiva de Cultura, o Conselho Municipal, o Fundo e o Plano Municipal de Cultura.
À tarde, aconteceu à audiência pública, no auditório do antigo Hotel do Governo do Estado, que está completamente reformado, onde hoje está funcionado parte da administração municipal, que teve inicio às 15 horas, com encerramento às 19:30 horas. Estiveram presentes na audiência pública, a prefeita Maria Lucimar, acompanhada de alguns assessores, pela Presidente da Câmara, Ivanira Alfaia e pelos vereadores Enildo do Socorro, Rosete Vieira e João Batista Oliveira da Costa – “Tambozinho”, a Promotora de Justiça, Maria do Socorro Pelaes Braga, o Instituto de Pesquisa do Amapá - Iepa, além da presença maciça de artistas e produtores culturais da região. Logo após o fechamento da audiência pública, foi criado o Grupo de Trabalho – GT, que irá elaborar as Leis que cria todo Sistema de Cultural do município.
Assim, já foram realizadas 15 (quinze) Audiências Públicas, restando apenas uma para o fechamento do circuito das audiências, para criar os Sistemas Municipais de Cultura em todo Estado do Amapá. Hoje podemos dizer que o Conselho Estadual de Cultura possui um diagnóstico quase pronto e um acervo cultural inigualável e jamais produzido por alguém ou por alguma instituição no Estado. A etapa a seguir, será o município de Oiapoque, fechando assim essa primeira etapa da política cultural adotada pela atual gestão do Conselho Estadual de Cultura, que é criar os Sistemas Municipais de Cultura nas 16 cidades do Estado.
Para o colegiado a realização das 16 (dezesseis) audiências públicas é o primeiro passo para que nossa cultura atravesse o Rio Amazonas e o Platô das Guianas e ganhe notoriedade no Brasil e no mundo. O Presidente do Consec, João Porfírio, vem trabalhando junto com seus pares no resgate e no fortalecimento de nossa cultura nos quatro cantos do Amapá e acreditam que a partir do ano que vem, com os Sistemas todos montados nossas produções irão ganhar mercado e nossos artistas sairão do anonimato para se tornarem notáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário