Olá,
Bem Vindo/a ao Blog do CONSEC
Aqui você verá sempre as últimas notícias do Conselho, os resumos das reuniões, informações sobre os temas que vêm sendo discutidos e muito mais.
Visite-nos sempre e fique por dentro do que vem sendo discutido sobre a Cultura Amapaense.

Ah.. e comentem, suas sugestões, elogios e críticas nos interessam e são importantes pra nós.
Atenciosamente,
Conselho Estadual de Cultura do Amapá



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pedra Branca e Serra do Navio sediarão as próximas Audiências Públicas

Está tudo acertado entre o Conselho Estadual de Cultura do Amapá e as prefeituras de Pedra Branca e Serra do Navio, para a realização das audiências públicas nos dois municípios nos dias 16 e 17 deste mês. Na quarta-feira (15), às 8 horas, os Conselheiros viajam rumo as duas cidades e se encontrarão com as lideranças locais, artistas e produtores, para preparem o cerimonial dos eventos.
Pedra Branca e Serra do Navio são dois municípios conhecidos pela produção agrícola e exploração mineral, mas são tidos pelos artistas da região como dois municípios que pouco investem nas produções artísticas, haja vista, que o incentivo e os investimentos na cultura local são insignificantes. Para o produtor cultural Fernando Dantas, tanto o Festival do Cupuaçu em Serra do Navio, quanto as Festas de Rodeios em Pedra Branca, os artistas locais são pouco valorizados pelas organizações responsáveis e que só o artesanato e a culinária são aproveitados durante a realização dos eventos oficiais, pois cantores, dançarinos, atores e produtores sempre ficam fora, já que os espetáculos e as produções artísticas e culturais são trazidos de fora, vêem de Macapá ou de outros estados”, concluiu Fernando Dantas.
Para melhorar o acesso desses artistas e produtores aos eventos regionais e manter uma boa relação entre eles, o poder público e os empresários da região, o Conselho Estadual de Cultura, juntamente com as Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Ministério Público e Mineradoras, irão discutir uma política pública mais eficaz e com eficiência, tendo como objetivo criar o Sistema Municipal de Cultura nos dois municípios, contendo os Conselhos e os Fundos Municipais de Cultura, para operacionalizar, contemplar, alcançar e valorizar os artistas locais.
“Com a criação dos Conselhos e dos Planos de Cultura em Serra do Navio e em Pedra Branca, concluiremos o lado oeste do estado, que abrange três municípios, além dos dois citados, acrescentamos o município de Porto Grande, que já está bastante avançado, onde já foi criada a Lei, que vai para a aprovação na Câmara de Vereadores e depois para a sansão do prefeito municipal. Depois seguiremos rumo ao norte, até a cidade de Oiapoque, para concluirmos 80% de nosso ciclo cultural”, finalizou João Porfírio, presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário